<< Anterior
OSNI TISKOSKI
Data do Falecimento: 17/03/2015
Mais Informações:

OSNI TISKOSKI faleceu em 17 de março de 2015, aos 85 anos de idade.

Filho de Guilherme Tiskoski e Maria Tiskoski, nasceu em 01 de fevereiro de 1930, aposentado, era casado com Nair Nunes Tiskoski (foto), deixou quatro filhos e residia na Rua João José Guimarães, 985, no centro dessa cidade.

Sepultamento no Cemitério Municipal de Sombrio, SC. Causa da morte: Falência múltipla dos órgãos; "Overdose" veneno abelhas; Múltiplas picadas de abelhas; Energia ordem química.
Informações e atendimento da Funerária Santa Catarina, fone (48) 3533-1903.    

Osni Tiscoski deixará lembranças e saudade
Um homem cheio de bondade, que não media esforços para ajudar qualquer um que precisasse, querido, forte, guerreiro, trabalhador, amigo, companheiro, cheio de fé, pai e marido exemplar. Estes foram apenas alguns dos adjetivos dados a Osni Tiscoski, por amigos e familiares, que na tarde de ontem, se despediram de alguém muito especial e que fez história no município de Sombrio.

Filho de Guilherme Tiscoski e Maria Monteiro, Osni era o mais velho de quatro irmãs, Osni, Arnaldo, Jurema e Zelma. Desde muito novo, como os outros irmãos, trabalhou com o pai, na confecção de artefatos de montaria. Já com certa idade, ele iniciou seu próprio negócio, no ramo dos calçados.

Sombriense nato, Osni nunca deixou a terra natal e aqui se casou com Nair, em 1949, onde criou os três filhos, Vânio Suzana e Russel. Também viu nascerem os cinco netos e quatro bisnetos.

Homem de fé

A família de Osni tinha seus princípios baseados na religião católica. Durante longos anos, os irmãos sentavam aos domingos, no mesmo banco, da Igreja Matriz, onde além de reforçarem seus laços, se uniam na fé.

Sua devoção a Igreja iniciou desde muito jovem, vindo a ser o primeiro coroinha da paróquia. Naquela época a Igreja ainda estava em construção e tinha como Padre, João Reitz. Osni também ficará na história da paróquia por ser um inovador na Festa de Santo Antônio. Ele e a esposa foram festeiros em 1961, sendo realizada a primeira procissão com andor em Sombrio.

Devoto do Santo durante anos, Onsi fez questão de contribuir doando os pães de Santo Antônio em todas as edições da festa.  Sempre que pode, ele também ajudou financeiramente quando a paroquia precisava de alguma reforma e nunca foi a uma missa, sem deixar algum dinheiro na caixinha de oferta.

Luto oficial

Osni era sogro de Zênio Cardoso, Prefeito Municipal de Sombrio, que decretou luto oficial. Por este motivo seu velório foi realizado na Câmara de Vereadores do Município.

No dia de ontem vereadores do município como o Presidente da Casa Daniel Palito, prefeitos de outras municipalidades como Ronaldo Carlessi de Turvo, o Deputado Manoel Mota, Presidente da SDR Ademir Cardoso e demais lideranças políticas, vieram ao município, prestar suas condolências a família.

Morte inesperada

Osni tinha uma grande paixão, um sítio localizado no município, às margens da Lagoa de Sombrio. Muitas vezes ele mesmo, já com seus 85 anos de idade, ia até lá cortar a grama com trator, algo que para ele, proporcionava momentos de muita alegria.

Infelizmente na tarde da última terça-feira, quando ele foi ao sítio da família cortar a grama, foi atacado por um enxame de abelhas, vindo a óbito no local. Como a esposa notou a sua demora, um dos filhos foi até o sítio e acabou encontrando o pai, já sem vida.

Osni foi enterrado no fim da tarde de ontem no cemitério de Sombrio.
(Fonte: Jornal Amorim, de 19 de março de 2015).